Toxina botulínica

botox.jpg

O que é o Botox?

Botox é um dos nomes comerciais da toxina botulínica tipo A. É um medicamento utilizado em medicina há muitos anos no tratamento de situações onde, por algum motivo, os músculos estão demasiados contraídos. O botox ao ser introduzido num músculo vai provocar o seu relaxamento e por isso se utiliza em áreas tão diversas como a neurologia, oftalmologia, pediatria, urologia, fisiatria, etc.

Em medicina estética o botox destina-se ao tratamento de rugas. O seu efeito observa-se a partir do 3º dia, é máximo cerca das 3 semanas e é temporário, durando entre 4 a 6 meses.

Como utilizamos o Botox?

Utilizamos a toxina botulínica para relaxar os pequenos feixes musculares que estão aderentes à pele e cuja contração repetida, ao longo dos anos, origina as denominadas «rugas de expressão». Enfraquecendo os feixes musculares cuja contração origina a flacidez e as «rugas de expressão» consegue-se levantar os tecidos.

botox é aplicado localmente, nos músculos desejados, com agulhas muito finas, sem desconforto, de forma que o paciente pode retomar de imediato a vida normal.

Efetuamos a aplicação de botox em toda a face e pescoço pois muito mais do que a simples melhoria das rugas pretendemos que a longo prazo os músculos depressores do rosto fiquem menos contraídos evitando que os tecidos faciais sejam «puxados para baixo». É por isso que a toxina botulínica acaba por ter um efeito preventivo do envelhecimento, designadamente da formação de rugas e da flacidez. A toxina botulínica pode também ser utilizada para rejuvenescer a zona do pescoço e melhorar o sorriso gengival.